Escala de Trabalho 6×1

6x1

As escalas de trabalho determinam as regras de entradas e saída dos colaboradores da empresa. A Jornada de Trabalho 6×1, define basicamente que serão seis dias trabalhados para um de descanso.

Além das regras de entrada e saída, ou seja, do comprimento de horários, outras normas também devem ser seguidas tanto pelos contratantes, como pelos contratados. Por conta disso, a Escala de Horário de Trabalho também deve ser definida em relação ao período de trabalho (semana, mês e etc).

Primeiramente, na escala de trabalho 6X1, é obrigatório que, a cada seis dias trabalhados, o funcionário tenha ao menos um de folga. Nesse caso, variações até são permitidas, desde que com acordos sindicais e/ou coletivos.

Para os que trabalham aos finais de semana, existe uma determinação que obriga que o funcionário tenha uma folga no domingo a cada, no máximo, sete semanas. Diferentemente dos homens, as mulheres são ainda mais beneficiadas nessa regra, já que são obrigadas a folgar a cada 15 dias no domingo.

Decreto nº. 27.048, de 12/08/49

Todo empregado tem direito a repouso semanal remunerado num dia de cada semana, preferencialmente aos domingos, nos feriados civis e nos religiosos, de acordo com a tradição local, sendo ele horista ou mensalista.

Súmula 146 do TST: “O trabalho prestado em domingos e feriados, não compensado, deve ser pago em dobro, sem prejuízo da remuneração relativa ao repouso semanal.”

Além disso, o período máximo de trabalho semanal é de 44 horas. Períodos que vão de 20 a 40 horas também são comuns, mas, no geral, as 44 horas jamais deverão ser ultrapassadas semanalmente.

Outros modelos de escala de trabalho