}

Escala de Funcionários

20/03/2014 < 1 minuto de leitura

Mesmo que cada instituição tenha as suas regras de escala de trabalho diferenciadas, todas elas devem ser baseadas em regras e normas intituladas pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Entre elas, podemos destacar algumas das regras básicas que devem ser seguidas pelos empregados e empregadores.

  • Primeiramente, destaca-se que o tempo máximo de uma jornada trabalhista é de 12 horas, ou seja, qualquer trabalho que ultrapasse esse tempo de jornada diária age contra as leis.
  • Além disso, em caso de jornadas de trabalho de 12 horas, o trabalhador tem direito a um período de folga de 36 horas ininterruptas. Esse tipo de escala de trabalho é muito comum em hospitais, principalmente em plantões. Então, o médico/enfermeira ou outro profissional atua por 12 horas e, depois, deverá ter 36 horas de descanso.
  • Em jornadas de trabalhos mais leves, ou seja, as de quatro e seis horas (geralmente estágios), a obrigatoriedade é de que sejam oferecidos, no mínimo, 15 minutos de descanso para o funcionário, ou seja, um intervalo para que se alimente ou realize outra atividade.
  • Para todas as jornadas que ultrapassem seis horas diárias, o intervalo mínimo para lanche é de uma hora.

O módulo de escalas de trabalho do PontoVit vem com a proposta de estruturar sua gestão nas jornadas de trabalho com ferramentas práticas e precisas, 100% adequadas a CLT. Planejamento de horas trabalhadas, livre de excedentes, faça uma demonstração.

Posts recomendados

Leis Trabalhistas

Faltas: Justificada ou Injustificada? O que diz a CLT e como registrar corretamente

Controlar a frequência dos colaboradores é um dos maiores desafios enfrentados pelo setor de Recursos Humanos. Dentre os principais pontos que geram dúvidas está a diferenciação entre faltas justificadas e injustificadas — e, principalmente, o cuidado necessário para registrá-las de maneira correta. Erros nesse processo podem comprometer tanto a conformidade com a CLT quanto a […]

Destaques Leis Trabalhistas

Reforma Trabalhista: O que pode mudar em 2025 e como isso Iimpacta as Escalas de Trabalho

Com a discussão da reforma trabalhista de 2025 ganhando força no Congresso e nos meios jurídicos, empresas de todos os segmentos precisam redobrar a atenção para manter seus modelos de trabalho atualizados e legalmente seguros. Um dos principais pontos de atenção está nas escalas de trabalho, que podem ser diretamente afetadas pelas possíveis mudanças nas […]

Escalas de trabalho Leis Trabalhistas

Como evitar Passivos Trabalhistas com um controle eficiente da Jornada de Trabalho

Em um cenário em que a legislação trabalhista brasileira está cada vez mais rigorosa e os colaboradores mais conscientes dos seus direitos, evitar passivos trabalhistas se tornou uma prioridade estratégica para empresas de todos os tamanhos. Questões relacionadas à jornada de trabalho, horas extras, intervalos e descanso estão entre as mais recorrentes em ações judiciais. […]