}

Escala de Funcionários

20/03/2014 < 1 minuto de leitura

Mesmo que cada instituição tenha as suas regras de escala de trabalho diferenciadas, todas elas devem ser baseadas em regras e normas intituladas pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Entre elas, podemos destacar algumas das regras básicas que devem ser seguidas pelos empregados e empregadores.

  • Primeiramente, destaca-se que o tempo máximo de uma jornada trabalhista é de 12 horas, ou seja, qualquer trabalho que ultrapasse esse tempo de jornada diária age contra as leis.
  • Além disso, em caso de jornadas de trabalho de 12 horas, o trabalhador tem direito a um período de folga de 36 horas ininterruptas. Esse tipo de escala de trabalho é muito comum em hospitais, principalmente em plantões. Então, o médico/enfermeira ou outro profissional atua por 12 horas e, depois, deverá ter 36 horas de descanso.
  • Em jornadas de trabalhos mais leves, ou seja, as de quatro e seis horas (geralmente estágios), a obrigatoriedade é de que sejam oferecidos, no mínimo, 15 minutos de descanso para o funcionário, ou seja, um intervalo para que se alimente ou realize outra atividade.
  • Para todas as jornadas que ultrapassem seis horas diárias, o intervalo mínimo para lanche é de uma hora.

O módulo de escalas de trabalho do PontoVit vem com a proposta de estruturar sua gestão nas jornadas de trabalho com ferramentas práticas e precisas, 100% adequadas a CLT. Planejamento de horas trabalhadas, livre de excedentes, faça uma demonstração.

Posts recomendados

Sem categoria

Teletrabalho e Modelo Híbrido em 2025: Formalização, Controle de Jornada e Direito à Desconexão

O teletrabalho e o modelo híbrido se tornaram realidade consolidada no Brasil, especialmente após a Lei nº 14.442/2022, que aperfeiçoou as regras para quem trabalha remotamente ou em regime misto. A legislação esclareceu pontos como regime de controle de jornada, obrigações do empregador e do empregado, uso de equipamentos, e elevou discussão sobre o direito […]

Leis Trabalhistas

Validação do trabalho intermitente pelo STF: implicações para empregadores e colaboradores

O contrato de trabalho intermitente — modalidade introduzida pela Reforma Trabalhista de 2017 — ganhou recentemente confirmação de constitucionalidade pelo Supremo Tribunal Federal. Com isso, empresas e trabalhadores dispõem de maior segurança jurídica para utilizar esse formato quando ele for apropriado à natureza do serviço e à necessidade de flexibilidade. Por definição legal, o intermitente […]

Sem categoria

Você tem clareza sobre quem está escalado hoje nas suas unidades?

Organizar as escalas de trabalho é um dos maiores desafios das empresas que atuam em setores de operação contínua — como saúde, segurança, indústria e varejo. Sem um processo estruturado, gestores acabam gastando horas valiosas conferindo planilhas, ligando para supervisores ou resolvendo ausências de última hora. Essa rotina, além de ineficiente, causa falhas operacionais, sobrecarga […]