Escala de Funcionários

20/03/2014 < 1 minuto de leitura

Mesmo que cada instituição tenha as suas regras de escala de trabalho diferenciadas, todas elas devem ser baseadas em regras e normas intituladas pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Entre elas, podemos destacar algumas das regras básicas que devem ser seguidas pelos empregados e empregadores.

  • Primeiramente, destaca-se que o tempo máximo de uma jornada trabalhista é de 12 horas, ou seja, qualquer trabalho que ultrapasse esse tempo de jornada diária age contra as leis.
  • Além disso, em caso de jornadas de trabalho de 12 horas, o trabalhador tem direito a um período de folga de 36 horas ininterruptas. Esse tipo de escala de trabalho é muito comum em hospitais, principalmente em plantões. Então, o médico/enfermeira ou outro profissional atua por 12 horas e, depois, deverá ter 36 horas de descanso.
  • Em jornadas de trabalhos mais leves, ou seja, as de quatro e seis horas (geralmente estágios), a obrigatoriedade é de que sejam oferecidos, no mínimo, 15 minutos de descanso para o funcionário, ou seja, um intervalo para que se alimente ou realize outra atividade.
  • Para todas as jornadas que ultrapassem seis horas diárias, o intervalo mínimo para lanche é de uma hora.

O módulo de escalas de trabalho do PontoVit vem com a proposta de estruturar sua gestão nas jornadas de trabalho com ferramentas práticas e precisas, 100% adequadas a CLT. Planejamento de horas trabalhadas, livre de excedentes, faça uma demonstração.

Posts recomendados

Leis Trabalhistas

Leis Trabalhistas e a CLT

As Leis Trabalhistas no Brasil e a CLT: Entenda Direitos do Trabalhador As leis trabalhistas no Brasil, embora tenham origem anterior, nascem no governo de Getúlio Vargas. A partir do ano de 1930, Vargas uniu um grupo de juristas e legisladores para elaborar uma Consolidação das Leis Trabalhistas, a CLT. As leis trabalhistas da Era […]

Leis Trabalhistas

Constituição da República Federativa do Brasil

Assembléia Nacional Constituinte - instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a […]

Escalas de trabalho

Jornada de Trabalho

Jornada de trabalho é o espaço de tempo em que o empregado fica a disposição do empregador para realizar as tarefas. A jornada de trabalho geralmente é composta por 8 horas diárias, totalizando 44 horas semanais. "Art. 4º Considera-se como tempo de serviço efetivo o período em que o empregado esteja à disposição do empregador, […]