Escala de Folga

20/03/2014 2 minutos de leitura

As escalas de folga são, de forma geral, as responsáveis pela organização de uma instituição, afinal, é ela que define como os indivíduos irão se revezar para que folguem. Sendo assim, há de se entender que é por meio das escalas de trabalho que as instituições - sejam elas de pequeno, médio ou grande porte definem seu fluxo de trabalho - visando sempre a produtividade, organização e conforto a seus funcionários.

Geralmente, a primeira coisa que se define antes de montar uma escala de folga, é se a empresa manterá seu fluxo de trabalho ou não aos finais de semana, unicamente no sábado ou somente durante a semana útil. Depois disso, quantas horas diárias serão trabalhadas, quando os funcionários terão direito às folgas (em dias de semana ou nos finais de semana), como serão organizadas as férias de cada um dos funcionários, seus tempos de intervalos, e por aí vai. Todos esses procedimentos fazem parte das escalas de trabalho.

Organização das Escalas de Folga

É claro que cada empresa terá uma forma diferenciada de organizar as suas escalas de trabalho, visando sempre a melhor forma de definir os horários de entrada e saída de funcionários, dias de folga e outros detalhes. Todo esse processo tem como principal intuito o desenvolvimento das atividades da empresa, ou seja, a produção e o desempenho máximo. Portanto, a fórmula não está pronta, mas, mesmo assim, são variadas as regras que devem ser cumpridas tanto pelos contratados, como pelos contratantes. Sendo assim, as escalas de trabalho são definições que variam conforme a lei e as necessidades de cada empresa diferenciada.

Com o sistema de controle de ponto do PontoVit, a tecnologia assessorando você diminuindo o percentual de erros, pois ela é programada com base na CLT justamente para parametrizar suas escalas, oferecendo segurança, otimização do tempo e a certeza que está trabalhando em bases legais, o que faz toda diferença.

O sistema do PontoVit permite a criação de escalas de folga de acordo com a CLT, oferecendo total segurança ao empregador e garantindo uma redução de incidências jurídicas.

Vantagens do PontoVit para montagem de escalas

  • Sistema 100% online;
  • Escala padronizada em todos os setores da empresa;
  • Montagem passo-a-passo com revisão de gerente;
  • Reduz tempo de troca de informações para a folha de pagamento;
  • Imune a erros humanos;

Posts recomendados

Leis Trabalhistas

Leis Trabalhistas e a CLT

As Leis Trabalhistas no Brasil e a CLT: Entenda Direitos do Trabalhador As leis trabalhistas no Brasil, embora tenham origem anterior, nascem no governo de Getúlio Vargas. A partir do ano de 1930, Vargas uniu um grupo de juristas e legisladores para elaborar uma Consolidação das Leis Trabalhistas, a CLT. As leis trabalhistas da Era […]

Leis Trabalhistas

Constituição da República Federativa do Brasil

Assembléia Nacional Constituinte - instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a […]

Escalas de trabalho

Jornada de Trabalho

Jornada de trabalho é o espaço de tempo em que o empregado fica a disposição do empregador para realizar as tarefas. A jornada de trabalho geralmente é composta por 8 horas diárias, totalizando 44 horas semanais. "Art. 4º Considera-se como tempo de serviço efetivo o período em que o empregado esteja à disposição do empregador, […]