}

Escala de Horário de Trabalho

20/03/2014 2 minutos de leitura

Para montar a escala de horário de trabalho é preciso muito cuidado. Além das regras que convêm a todos, existem, também, outras obrigatoriedades que devem ser compridas conforme as intervenções realizadas pelas convenções coletivas de categoria ou de classe, geralmente lideradas por assembleias ou sindicatos. A maioria dessas intervenções acaba resultando em leis ou, até mesmo, em multas e em desacordos que saem caro para a instituição.

Além disso, vale a pena prestar atenção às regras e normas que os diferenciados sindicados da área definem para a atuação do seu segmento em tal estado/região do Brasil. De uma forma geral, vale a pena destacar que tudo nas escalas de horário de trabalho pode ser adequado, desde que haja uma boa conversa entre a equipe de funcionários e a empresa em questão. Ao acordar um regime de escala de horário trabalho que beneficie aos dois lados, cria-se não só um bom clima entre funcionários e empresa, como também faz com que o trabalho seja muito mais leve e produtivo. Ademais, a interação entre clientes e funcionários ou, até mesmo, com os integrantes da equipe é muito maior!

Organizar as escalas de trabalho pode ser mais fácil do que imagina

Além disso, há de se destacar que, nos dias de hoje, organizar as escalas de funcionários pode ser muito mais fácil do que você imagina, afinal, esse processo já foi automatizado. Para organizar a escala de horário de trabalho da sua empresa, você pode contar com nosso sistema de controle de ponto, que auxilia à sua instituição na hora de hierarquizar a escala dos funcionários dentro da empresa.

Isso feito, você também pode contar com o auxílio do nosso sistema de ponto para planejar quais são as melhores horas de trabalho para que ocorra a produção e o desenvolvimento da sua empresa, buscando sempre o máximo desempenho nos processos trabalhistas.

Na hora de organizar as escalas de trabalho, você não deve se esquecer das funções de cada um dos funcionários e suas atividades diárias. Se não prestar atenção, você pode acabar dando folga para os dois responsáveis do setor de marketing da sua empresa no mesmo dia, o que certamente ocasionaria algum problema.

Agora que você já conhece as diversas escalas de trabalho e as leis que as determinam, o que ainda está esperando para organizar as escalas de horário trabalho da sua própria instituição? Não perca mais tempo e veja o desempenho da sua empresa aumentar em milhares de vezes!

Posts recomendados

Destaques Leis Trabalhistas

Nova Lei do Horário de Almoço assegura até 2 horas de descanso, reforçando direito ao Equilíbrio Físico e Mental

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) sempre reconheceu a importância do intervalo intrajornada para a saúde e bem-estar do trabalhador. No entanto, com as constantes mudanças no cenário laboral, é essencial compreender as atualizações legais que impactam diretamente a rotina de descanso durante a jornada de trabalho. O que diz a nova legislação? A […]

Leis Trabalhistas

Faltas: Justificada ou Injustificada? O que diz a CLT e como registrar corretamente

Controlar a frequência dos colaboradores é um dos maiores desafios enfrentados pelo setor de Recursos Humanos. Dentre os principais pontos que geram dúvidas está a diferenciação entre faltas justificadas e injustificadas — e, principalmente, o cuidado necessário para registrá-las de maneira correta. Erros nesse processo podem comprometer tanto a conformidade com a CLT quanto a […]

Destaques Leis Trabalhistas

Reforma Trabalhista: O que pode mudar em 2025 e como isso Iimpacta as Escalas de Trabalho

Com a discussão da reforma trabalhista de 2025 ganhando força no Congresso e nos meios jurídicos, empresas de todos os segmentos precisam redobrar a atenção para manter seus modelos de trabalho atualizados e legalmente seguros. Um dos principais pontos de atenção está nas escalas de trabalho, que podem ser diretamente afetadas pelas possíveis mudanças nas […]