Escala de revezamento de trabalho

28/10/2012 3 minutos de leitura
Escala de revezamento

Escala de revezamento refere-se à jornada de trabalho dentro de um período estabelecido.

A jornada de trabalho é o tempo em que o empregado permanece à disposição de seu empregador, seja trabalhando, seja aguardando ordens. Em regra, seu período de duração, tal como estabelecido na Constituição Federal de 1.988, é de 8 horas diárias e 44 horas semanais.

Em algumas atividades se faz necessário o trabalho em domingos e feriados, sendo que nestes casos a empresa deverá manter e organizar uma escala de revezamento, de forma que todo empregado possa, periodicamente, gozar e programar com antecedência o seu descanso nesse dia. Não deixe de se atentar as regras do ponto eletrônico.

O modelo da escala de revezamento, com turnos fixos ou em revezamento, é de livre escolha da empresa, não havendo, consequentemente, versão oficial. Deve ser organizada de maneira que a cada 6 dias de trabalho, no máximo, o empregado tenha um dia de folga e, em geral, a cada 7 semanas a folga coincida com o domingo, no caso de homens, e a cada 15 dias para a mulher nos termos do art. 386 da CLT.

Como podem ser as escalas de revezamento

Escala de revezamento diária

A escala de revezamento diária refere-se à jornada de trabalho dentro de uma janela de 24 horas.

  • Horário de início e término de cada jornada, inclusive com os horários de intervalo;
  • Número de Turnos existentes no dia;
  • Número de colaboradores necessários por setor/departamento/produção por turno;
  • Número de colaboradores necessários para garantir o revezamento por setor/departamento/produção por turno.

Com a escala de revezamento diária é possível eliminar horas-extras e colaboradores excedentes, além de melhorar a eficiência produtiva adequando o número de colaboradores corretos de acordo com a necessidade horária.

Escala de revezamento mensal

A escala de revezamento mensal refere-se à jornada de trabalho dentro de um período estabelecido, seja ele dentro de um mês qualquer (janeiro, fevereiro e etc…) ou uma janela de dias (30, 40, 50 dias e etc.).

  • Período semanal, mensal, bimestral, trimestral e etc.;
  • Número de colaboradores necessários por setor/departamento/produção por turno por dia e mês;
  • Número de colaboradores necessários para garantir o revezamento por setor/departamento/produção por turno por dia e mês;
  • As datas das folgas geradas para cada colaborador e o número de folgas ao longo do período semanal, mensal, bimestral, trimestral e etc.;
  • Número de dias trabalhados para cada colaborador ao longo do período semanal, mensal, bimestral, trimestral e etc.

Com a Escala de Revezamento Mensal é possível visualizar a carga horária semanal trabalhada, as folgas durante a semana e aos domingos.

Tipos de escalas de revezamento

Escala 12x36 para 14 Colaboradores

O número mínimo de funcionários por escala define o número máximo de pessoas necessárias para contratação. Por exemplo, para garantir 14 pessoas ao longo de uma dia em um determinado setor, serão necessárias 28 pessoas, sendo 14 folguistas. Saiba mais sobre a escala de trabalho 12x36.

Escala 6x2 para 14 Colaboradores

O número mínimo de funcionários por escala define o número máximo de pessoas necessárias para contratação. Por exemplo, para garantir 14 pessoas ao longo de um dia em um determinado setor, serão necessárias 19 pessoas, sendo 5 folguistas.

Com o sistema de controle de ponto do PontoVit, a tecnologia assessorando você diminuindo o percentual de erros, pois ela é programada com base na CLT justamente para parametrizar suas escalas, oferecendo segurança, otimização do tempo e a certeza que está trabalhando em bases legais, o que faz toda diferença.

Veja mais

Posts recomendados

Leis Trabalhistas

Leis Trabalhistas e a CLT

As Leis Trabalhistas no Brasil e a CLT: Entenda Direitos do Trabalhador As leis trabalhistas no Brasil, embora tenham origem anterior, nascem no governo de Getúlio Vargas. A partir do ano de 1930, Vargas uniu um grupo de juristas e legisladores para elaborar uma Consolidação das Leis Trabalhistas, a CLT. As leis trabalhistas da Era […]

Leis Trabalhistas

Constituição da República Federativa do Brasil

Assembléia Nacional Constituinte - instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a […]

Escalas de trabalho

Jornada de Trabalho

Jornada de trabalho é o espaço de tempo em que o empregado fica a disposição do empregador para realizar as tarefas. A jornada de trabalho geralmente é composta por 8 horas diárias, totalizando 44 horas semanais. "Art. 4º Considera-se como tempo de serviço efetivo o período em que o empregado esteja à disposição do empregador, […]